Audição e visão
A criança pode passar por exame clínico para audição (detectar, distinguir e identificar sons e palavras apresentadas em volumes diferentes) e visão (detectar e reconhecer estímulos visuais com diferentes tamanhos, cores, contrastes, etc., em várias partes do campo visual).
Percepção auditiva
Este abrange a discriminação, análise e categorização de estímulos verbais e não-verbais. Por exemplo, a criança pode ser convidada a identificar os sons que ouve, para dizer qual sílaba, palavra ou fonema reconheceu, ou para dizer se pares de sons são iguais ou diferentes.
Atenção auditiva
Esta é a capacidade de concentrar-se em sons e selecionar aqueles que são pertinentes e ignorar aqueles que não o são.
A criança é convidada a se concentrar em certos sons e a reagir a eles, tentando não se distrair com o ruído de fundo.
Percepção visual
Este avalia a capacidade de discriminar as características visuais espaciais das imagens em espelho, orientação espacial, esquerda-direita e lateralização da representação e integração de estímulos visuais.
A criança é convidada a dizer se pares de desenhos são os mesmos ou diferentes, para completar mentalmente peças que faltam nos desenhos e reconhecer o que seria o resultado em tarefas de múltipla escolha, para reconhecer certa forma incorporada aos padrões de figuras e linhas, etc.
Atenção visual
Com isto, queremos nos referir a uma noção do que está no campo visual, a capacidade de foco e seguir uma sequência de varredura, para concentração no alvo visual e ignorar distrações. As crianças são instruídas a pressionar uma tecla no teclado, logo que virem um ponto que aparece na tela do computador, depois de terem sido alertadas por uma “sugestão” que direcione sua atenção para uma posição próxima (facilitando), ou distante (distração) do local onde o ponto vai realmente aparecer. Ou pode ser exibido rapidamente o nome de uma sequência de objetos apresentados em linhas ou em colunas com diferentes “densidades perceptivas”.
Integração vísuo-motora
Há uma referência especial à disgrafia (escrita problemática): a cópia de um desenho a mão livre, a coordenação olho-mão, o controle motor fino, a posição característica ao escrever. A criança é solicitada à cópia sem sentido, ao desenho geométrico complexo; a imitar as posições das mãos e dedos, como mostrado pelo examinador; a escrever uma sequência repetitiva de letras ou sinais o mais rápido possível, etc.
Memória de longo prazo visual e auditiva
Este verifica a maneira como o conhecimento das letras e da correspondência entre letra (grafemas) e som (fonemas) é assimilada e automatizada, e o vocabulário visual é construído. Finalmente, a criança tem que aprender a associar sons novos (fonemas) a formas sem sentido (grafemas) a fim de evocar o mesmo som (fonema) cada vez que a forma (grafema) é apresentada.