8. Teste a você mesmo
ATIVIDADE 25
1. Quem são as quatro pessoas, ou grupos de pessoas, envolvidos no ensino da criança com dislexia?
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2. Por que a correspondência “letra” (grafema) -“som” (fonema) deve ser ensinada de forma sistemática, cumulativa e progressiva?
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3. Por que é importante ensinar sufixos e prefixos?
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4. Se você tivesse que ensinar em algum lugar com poucos recursos, qual “auxílio” você levaria, além de alguns livros?
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5. E se você pudesse levar duas ferramentas, quais você adicionaria?
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6. Imagine que um dia você tenha se esquecido do seu alfabeto de madeira e de outros tipos de auxílios, mas que você tenha que ensinar o alfabeto. O que você faria?
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7. (grafema) – “som” (fonema), a letra cursiva e seu nome para o “som” (fonema) /f/.
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8. O que é o “efeito Matheus” e como ele é demonstrado na aplicação à leitura e à escrita?
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9. Por que a escrita cursiva é recomendada para crianças com dislexia e, de fato, para todas as crianças?
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10. O que significa “ensino estruturado”?
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11. Se, quando perguntarem a crianças com dislexia como elas vão revisar a matéria, elas responderem: “Lendo minhas anotações”, por que isso não é o suficiente?
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12. Além de um computador, quais outros auxílios tecnológicos são especialmente úteis para crianças com dislexia?
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Parabéns!
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Mais uma vez, muito obrigada!
“Não fui eu que não consegui aprender, foram os professores que não conseguiramme ensinar” (Um jovem milionário da África do Sul. Citado na história de Helen Arkell).
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©Dr. Vincent Goetry e Dyslexia International (Versão Original)
©Dra. Ângela Maria Vieira Pinheiro (Coordenação da tradução e adaptação da VB)