Definições de percentil e desvio padrão

Definições simplificadas de percentil e desvio padrão.

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Percentil 

O percentual é um dos 99 valores que dividem uma série de resultados em 100 categorias com o mesmo número de observações, ou aproximadamente. Imagine que um teste tenha sido realizado em 700 alunos de qualquer idade, escolhidos aleatoriamente. Os resultados – os valores – são então tabulados em cem blocos cada um dos sete. Cada bloco corresponde a um percentil. O número de alunos em cada bloco é maior e, portanto, todos os blocos são mais representativos em toda a população. Os valores de um nível de desempenho para cada percentil são então gravados. 

 Quando um aluno é testado, o valor do resultado do teste é procurado para encontrar em que percentil este valor cai. Normalmente, nós não buscamos cada percentil, pois usamos 25, 50 e 75 marcadores percentuais para fazer quatro blocos maiores (0-25, 25-50, 50-75, 75-100). Por exemplo, se uma criança cai no percentil 25, isto significa que 75% dos alunos da mesma idade da amostra padronizada terão obtido uma pontuação igual ou superior ao valor obtido por essa criança. 

Pensa-se que quando um aluno cai no percentil 10 significa que seu desempenho é inferior a 90% dos alunos da mesma idade para esse teste e o professor deva, então, ser alertado. 

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Desvio Padrão 

O desvio é uma medida estatística para a variação em torno de um valor médio. Em testes que medem habilidades de leitura e escrita pensa-se que geralmente os resultados individuais são dispersos em um ou outro lado em torno de uma média e caem numa curva em forma de sino (veja abaixo). 

 Os intervalos podem ser descritos em ambos os lados da média e são chamados de desvios-padrão. Um desvio padrão de – 1 a + 1 representa 68% da população. Um desvio padrão de – 2 a + 2 incluirá 95% da população. 

Não há unanimidade sobre se um ou dois desvios-padrão representem sinais de um resultado preocupante. Pensamos que o primeiro é mais adequado. Mas o que é mais importante é que você interprete estes testes com os seus valores estatísticos, juntamente com outros tipos de avaliação, antes de chegar a um julgamento precipitado.