Conteúdo
O conteúdo do Dislexia Brasil foi cuidadosamente traduzido e adaptado para o Português Brasileiro em 2012 a partir do curso “Basics for teachers – Dyslexia: How to identify it and What to do ”, que, por sua vez, é uma tradução e adaptação para a língua inglesa do curso “Quelques notions de base pour enseignants – La dyslexie: comment l’identifier et que faire?”.
Esses cursos, referidos sucintamente como “Aprendizagem Online”, foram criados na Bélgica por Vincent Goetry em colaboração com especialistas na área da Ciência da Leitura, consultores da Dyslexia International. Desde então têm sido amplamente e eficientemente introduzidos nos programas de formação e de treinamento de professores em muitos países.
Precursores
A versão original, em francês, foi autorizada e financiada pelo Setor de Relações Internacionais e Pesquisa Científica do Ministério de Educação Superior, bem como pela Fundação Rei Baudouin e a Loteria Nacional da Bélgica. Em 2010, juntamente com a versão inglesa, foi apresentada no Fórum Mundial de Dislexia, promovido pela Dyslexia International na sede da UNESCO, em Paris.
Estudo de Avaliação
Ambas as versões, a francesa e a inglesa, foram testadas em estudos cujos resultados foram extremamente animadores e tomados com referência para o aperfeiçoamento dos respectivos cursos. Clique aqui para ver os resultados desses estudos e clique aqui para ver o impacto atual dos cursos em diferentes países.
Resultados Esperados
Com este curso, pretendemos que você seja capaz de:
• compreender o que é a dislexia;
• saber como levantar suspeita de dislexia;
• saber como ensinar leitura, soletração e escrita para crianças com ou sem dislexia;
• saber como ajudar crianças a lidar com suas dificuldades específicas em concentração, memória e organização; e
• levar seus alunos a lidar com sua dificuldade.
Você também entenderá que:
• todas as crianças aprendem de forma diferente;
• a dislexia tem um impacto duradouro e negativo;
• a identificação e a intervenção rápidas são fundamentais; e
• os disléxicos têm qualidades que devem ser exploradas, reconhecidas e valorizadas por todos.
Depoimentos
Esperamos que este curso lhe ofereça tanta ajuda quanto para as professoras que em um primeiro estudo sobre o Dislexia Brasil (Corrêia, 2014) que fizeram os seguintes depoimentos:
“Já tinha lido algo sobre a dislexia, mas esta seção mostrou-me o assunto de uma forma tão clara que não ficou dúvida.”
“A proposta de se trabalhar com crianças disléxicas nos possibilita uma maior reinvenção das práticas pedagógicas. Sei que essa ferramenta vai também ser útil como uma referência, pois voltarei a elementos do curso para refrescar a memória em ocasiões futuras.”
“Um conhecimento que todo professor deveria ter. Agora me sinto mais preparada e desafiada a trabalhar com disléxicos depois de todo este suporte técnico e prático. O casamento Teoria/ prática foi perfeito.”
“Trabalhar em duplas tornou possível praticar as várias estratégias de avaliação que eram apresentadas e vão com certeza nos ajudar a lembrar quando estivermos na sala de aula, além de nos ter levado às várias discussões e, como resultado, a uma compreensão mais profunda.”
Público Alvo
O Dislexia Brasil é direcionado para todos os professores, tanto os em exercício de suas funções quanto (e preferencialmente) aqueles ainda em formação, que desejem desenvolver uma compreensão básica sobre a dislexia e responder de forma apropriada às diferenças de aprendizagem de seus alunos. É útil também para outros profissionais da área de educação e saúde, assim como para pais e qualquer a pessoas interessada nos assuntos tratados no site, inclusive os próprios disléxicos.
Duração
Dependerá da dedicação do usuário.
Recomenda-se que seus usuários trabalhem em pares para que seja criada uma situação de aprendizagem enriquecida por discussões e experiências compartilhadas. O feedback dos estudos realizados com as versões francesa e inglesa sugere que os participantes que trabalharam em duplas obtêm mais ganhos do que os que fizeram o curso sozinhos. Comentários sobre o curso são bem-vindos.
O Dislexia Brasil é dividido em três seções.
1. A primeira seção define o que é dislexia e considera as suas causas e consequências nos níveis pessoal, social e acadêmico. Também descreve o desenvolvimento da leitura e explica porque é tão difícil, para as pessoas que sofrem de dislexia, aprender a linguagem escrita.
2. A segunda seção apresenta um conjunto de testes informais para serem utilizados pelos professores para auxiliá-los a levantar suspeita de dislexia. Esses testes permitem que os pontos fortes e fracos dos alunos sejam identificados de forma para que os professores possam adaptar o seu ensino às necessidades de cada aluno.
3. A terceira seção foca na inclusão da criança com dislexia na sala de aula e nos instrumentos e técnicas que atendem às suas necessidades de aprendizagem. Em particular apresenta os princípios e métodos do ensino multisensorial que são necessários para que os alunos com dislexia se tornem letrados e desenvolvam seus talentos. No entanto, os instrumentos, técnicas e métodos de ensino apresentados beneficiam não apenas as crianças disléxicas, mas todas as crianças. Por isso podem ser facilmente utilizados na sala de aula.
Prezado usuário, tenha em mente que você pode acessar a qualquer momento do curso o “Glossário”, localizado no menu Introdução >> Glossário, para ter acesso às definições de palavras-chave complexas.
Todos esses avanços nos motivaram a seguir os passos da Dyslexia International e formar parcerias institucionais com o Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) da Universidade Federal de Minas Gerais para criar a versão Moodle (um tipo de Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA) do Dislexia Brasil. Esse trabalho, que continua sendo realizado com a colaboração da Profa. Leonor Scliar-Cabral, consiste da revisão, atualização, reorganização e ampliação dos conteúdos do site. Procura fundamentar todos os professores (especialmente os do ensino fundamental) com o que há de mais avançado na ciência da educação, em neurociência e em psicolinguística sobre a Leitura, tomando como referência o contexto linguístico do português brasileiro e o trabalho desenvolvido na área por nossos pesquisadores e Associações de Dislexia e de temas afins, tornando o Dislexia Brasil cada vez mais voltado para a realidade brasileira e mais interativo.
É com imensa satisfação que apresentamos aqui a primeira parte deste trabalho – a versão reformulada da Seção 1 do Dislexia Brasil –, que na modalidade AVA chama-se “Dislexia: causas e consequências (DCC)”. Apresentamos também a nova cara do Dislexia Brasil, que está sendo reconstruído na plataforma WordPress e, como o DCC, está organizado em três unidades. São elas:
- Unidade 1 – A dislexia;
- Unidade 2 – O desenvolvimento da Leitura;
- Unidade 3 – Por que a leitura é tão difícil para os disléxicos?
Nesta nova formatação, houve acréscimos de vídeos e de depoimentos, escolhidos de acordo com contexto da realidade brasileira, de diferentes ilustrações e de exercícios de fixação, além da introdução de uma síntese e de um conjunto de 10 questões de múltipla escolha para o teste do conhecimento do usuário ao final de cada unidade (20 questões a mais em relação a versão original do site).
Caro usuário, esperamos que o Dislexia Brasil possa lhe trazer um melhor entendimento sobre o que é a dislexia, suas causas e consequências e, para aqueles que são professores, maior segurança lidar com as crianças disléxicas ou com qualquer tipo de dificuldade de aprendizagem da leitura. Desejamos a você um excelente curso! Conte sempre conosco!
Profa. Ângela Pinheiro
Fontes
Corrêia, A. R. A. V. (2014). Apreciação de um curso online sobre dislexia e elaboração e primeiras análises de um instrumento para a avaliação de sua efetividade por professores. Dissertação de Mestrado, defendida no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG. Orientadora. Profa. Ângela M. V. Pinheiro.
Aguardem
Em breve serão disponibilizadas no Dislexia Brasil informações sobre as “Produções” (pesquisas, trabalhos de extensão e publicações sobre diferentes aspectos do conteúdo do site), sobre as “Parcerias” estabelecidas com diferentes instituições e sobre o número de usuários que utiliza o site, o que revelará o seu impacto.