Revise a importância dos sons (fonemas) do português brasileiro.
.
Lembrar? ( não seria Lembre-se?) É essencial treinar você mesmo a produzir sons isolados e a ensinar os alunos, especialmente aqueles com dislexia, a fazer o mesmo sem adicionar uma vogal. Isto também se aplica aos pais ou ao ‘lar’ da criança: eles precisam ser conscientizados da importância de pronunciar sons isolados, por exemplo, se forem solicitados a ler a ficha de leitura com a criança (ver abaixo).
Por exemplo, para a ‘letra’ <f> o ‘som’ é [f], o qual neste caso pode ‘perdurar’ na pronúncia muito facilmente [fffff], mas não diga [fe].
Você deve ensiná-las primeiro, porque podem ‘perdurar’ na pronúncia facilmente
[f], [v], [m], [l], [n], [rr]*, [s], [z], [ch]*, [j]*, além de todas as vogais, com
(* símbolos convencionais e não fonéticos)
antes das seguintes, que não podem ‘perdurar’ na pronúncia:
[b], [d], [g], [p], [t], [k]
(Essas seis consoantes não podem ser ditas isoladamente, então você explicará isto aos alunos, isolando a sílaba em pares mínimos, como [pa] e [ba] em [pala] e [bala]).
o
[a], [ó]*, [o], [u], [é]*, [e], [i], [ã], [õ], [um]*, [en]*, [im]*