Auxílios tecnológicos

5.     Auxílios tecnológicos (por Judith Stansfield)

A tecnologia é um auxílio incomensurável para crianças com problemas de leitura e de escrita. Na verdade, essas crianças geralmente têm grandes habilidades usando estas tecnologias.

Particularmente, os computadores podem reforçar a aprendizagem multi-sensorial estruturada; podem proporcionar a repetição e revisões constantes, além de permitir à criança trabalhar sozinha em seu próprio ritmo, sem o estresse de ter que acompanhar os colegas. O ensino por meio de computadores se assemelha a um jogo. Sobretudo, os computadores não julgam.

O software pode suplementar o que é ensinado e às vezes pode ser usado em sala de aula, mas é particularmente útil em casa.

Aqui estão as vantagens de um computador multimídia:

  • acesso à internet
  •  reconhecimento da  voz
  •   ajuda na ortografia  e na gramática
  •  ampliação do texto, fonte e mudança de cor

 

Acréscimos opcionais são:

  •  impressora colorida
  •  câmera digital
  •  scanner
  •  microfone de alta qualidade
  •  fones de ouvido
  •  mouse com uma bola (especialmente para aqueles com coordenação muscular fraca)
  • teclado grande

 

Outros auxílios que podem ajudar significativamente as crianças com dislexia são:

  • organizador pessoal eletrônico para organizar as agendas, com lembretes
  • caneta que lê
  • corretores de ortografia portáveis
  • sistema de gravação (míni-disco, MP4)

 

Software apropriado:

  • para melhorar processos cognitivos mais fracos
  • processador de voz
  • bancos de palavras
  • predição de palavras
  • leitores de tela
  • prática de digitação
  • estruturação e escrita de textos (mapeamento mental)
  • ajuda com números
  • diferentes maneiras de codificar diagramas

 

Estas sugestões mostram quanta ajuda um computador pode dar na elaboração e correção de textos, possibilitando a leitura e releitura em voz alta do texto. Elas podem libertar a criança com dislexia completamente.

Alguns processadores de palavra incluem bancos de palavras ou frases na tela do computador. O redator pode ouvir as sugestões para palavras antes de escolhê-las. O texto previsível é mais útil do que as correções ortográficas porque o aluno pode começar reconhecendo as palavras que são difíceis de ortografar.

As habilidades podem ser desenvolvidas com a ajuda de “jogos” atrativos. Alguns programas estão disponíveis gratuitamente na Internet; outros precisam ser comprados.

A equipe de alunos da Dislexia Internacional endereçou seus relatos aqui.

http://www.tosuccess.org/en/az.html

Os professores e orientadores listaram suas recomendações aqui.

http://www.tosuccess.org/en/sss.html

.

.

©Dr. Vincent Goetry e Dyslexia International (Versão Original)

©Dra. Ângela Maria Vieira Pinheiro (Coordenação da tradução e adaptação da VB)