5. Auxílios tecnológicos (por Judith Stansfield)
A tecnologia é um auxílio incomensurável para crianças com problemas de leitura e de escrita. Na verdade, essas crianças geralmente têm grandes habilidades usando estas tecnologias.
Particularmente, os computadores podem reforçar a aprendizagem multi-sensorial estruturada; podem proporcionar a repetição e revisões constantes, além de permitir à criança trabalhar sozinha em seu próprio ritmo, sem o estresse de ter que acompanhar os colegas. O ensino por meio de computadores se assemelha a um jogo. Sobretudo, os computadores não julgam.
O software pode suplementar o que é ensinado e às vezes pode ser usado em sala de aula, mas é particularmente útil em casa.
Aqui estão as vantagens de um computador multimídia:
- acesso à internet
- reconhecimento da voz
- ajuda na ortografia e na gramática
- ampliação do texto, fonte e mudança de cor
Acréscimos opcionais são:
- impressora colorida
- câmera digital
- scanner
- microfone de alta qualidade
- fones de ouvido
- mouse com uma bola (especialmente para aqueles com coordenação muscular fraca)
- teclado grande
Outros auxílios que podem ajudar significativamente as crianças com dislexia são:
- organizador pessoal eletrônico para organizar as agendas, com lembretes
- caneta que lê
- corretores de ortografia portáveis
- sistema de gravação (míni-disco, MP4)
Software apropriado:
- para melhorar processos cognitivos mais fracos
- processador de voz
- bancos de palavras
- predição de palavras
- leitores de tela
- prática de digitação
- estruturação e escrita de textos (mapeamento mental)
- ajuda com números
- diferentes maneiras de codificar diagramas
Estas sugestões mostram quanta ajuda um computador pode dar na elaboração e correção de textos, possibilitando a leitura e releitura em voz alta do texto. Elas podem libertar a criança com dislexia completamente.
Alguns processadores de palavra incluem bancos de palavras ou frases na tela do computador. O redator pode ouvir as sugestões para palavras antes de escolhê-las. O texto previsível é mais útil do que as correções ortográficas porque o aluno pode começar reconhecendo as palavras que são difíceis de ortografar.
As habilidades podem ser desenvolvidas com a ajuda de “jogos” atrativos. Alguns programas estão disponíveis gratuitamente na Internet; outros precisam ser comprados.
A equipe de alunos da Dislexia Internacional endereçou seus relatos aqui.
http://www.tosuccess.org/en/az.html
Os professores e orientadores listaram suas recomendações aqui.
http://www.tosuccess.org/en/sss.html
.
.
©Dr. Vincent Goetry e Dyslexia International (Versão Original)
©Dra. Ângela Maria Vieira Pinheiro (Coordenação da tradução e adaptação da VB)