Atividade 22

ATIVIDADE 22

Nunca esqueça de que crianças com dislexia têm que dispender mais esforço e geralmente necessitam de mais tempo do que seus colegas. Consequentemente elas serão algumas vezes incapazes de acomapanhar o ritmo da classe e tomar notas enquanto elas estão ouvindo você.

Com seu parceiro de curso, experimente encontrar pelo menos cinco modos de ajudar crianças com dislexia a permanecer na classe e a tomar notas completas. Então compare suas ideias com as nossas, que não são exaustivas.

.

Você pode ajudá-los em todos os tipos das formas mais simples:

  • desacelere quando tratar de um tópico complexo
  • divida a aula em partes menores
  • leia as tarefas a serem feitas devagar e em voz alta
  • dê uma instrução a cada vez
  • faça paradas ocasionais em sua apresentação (‘pausando para respirar’) para permitir aos alunos acompanhá-lo
  • interrompa sua aula com uma pergunta curta e uma sessão de respostas sobre aquilo que você acabou de ensinar
  • deixe as notas no quadro o maior tempo possível, marcando as palavras-chave claramente, em cores ou sublinhando-as
  • dê aos alunos com dislexia o plano de aula e as notas antes de começar a ensinar
  • deixe-os usar todos os meios possíveis de completar as lacunas em suas notas – compartilhando as notas com os outros, gravando a aula, usando o computador