ATIVIDADE 20
Por favor, encontrar abaixo os materials e folhas de exerícios que foram apresentados a José durante a aprendizagem multissensorial da correspondência ‘letra’-‘som’ ou grafema-fonema, no exemplo, em que # significa início de vocábulo e + significa limited a sílaba: <#e+x> ↔ [ez] , como em <exemplo>, <exercício> bem como excertos da lição.
Sugerimos que você imprima a folha antes de assistir aos video-clips para ver quais atividades foram completadas durante a lição.
- A primeira folha mostra uma série de imagens cujos nomes contêm os ‘sons’ alvo ensinados a José: nesta folha , José foi solicitado a identificar cada figura e a encontrar o ‘som’ que era comum a todas as palavras apresentadas, i.é, [ez].
- A segunda folha mostra os nomes correspondentes às imagens da primeira folha – neste folha José foi solicitado a circular a ‘letra’ correspondente ao ‘som’ alvo.
- A terceira folha é o exercício de rastreamento que mostra uma mistura das ‘letras’ alvo com outras ‘letras’ – neste folha, José foi solicitado a rastrear a ‘letra’ alvo.
Com o parceiro de curso, faça um plano contendo a lista de ‘passos’, i.é., modalidades e/ou atividades, o começo e o final de cada ‘passo’, e uma breve descrição da atividade ou atividades envolvidas em cada ‘passo’. Trate de descobrir qual modalidade não foi usada e imagine (pelo menos) duas atividades que poderiam ter sido desenvolvidas com esta modalidade, baseado na descrição acima.
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Outline da sequência
1) Modalidade auditiva: 00 min:00 seg. – 02 min:28 seg.
– descoberta visual com cinco imagens cujos nomes contenham o ‘som’ [z] (ortografado <-x>) (primeira folha de exercício)
– ‘descoberta direta’ do ‘som’ [z] (Note: José poderia não identificar cada palavra facilmente de tal modo que ele foi ajudado a encontrar os nomes de algumas imagens; contudo, o ‘som’ alvo nunca lhe foi mencionado isolado.)
– análise auditiva da posição do ‘som’ dentro de cada palavra, para reforçar a análise fonológica.
2) Modalidade visual: 02:28 – 03:30
– identificação da ‘letra’ ou grafema <-x> correspondente ao ‘som’[z] em cada palavra (segunda folha de exercício)
– recapitulação da som da ‘letra’ e de sua forma visual a fim de reforçar as ligações multissensoriais entre esses dois elementos
– análise visual da posição da ‘letra’ dentro de cada palavra, para reforçar a análise visual e fonológica
3) Modalidade manual-cinestésica: 03:30 – 08:38
– seguindo um modelo da ‘letra grande’ na lousa, escrita com o dedo
– escrita da ‘letra no ar’
– escrita da ‘letra no ar’ com olhos fechados (com a outra mão descansando no cotovelo da mão que traça)
– escrita da ‘letra’ na base de um modelo, seguindo as linhas do papel pautado
– escrita da ‘letra’ no papel de exercício, com os olhos fechados
4) Atividade de rastreamento: 08:38 – 09:20
– identificação da forma visual da ‘letra’ em sequências impressas (José tem que ‘pegar’ cada ‘letra’) e pronunciar o ‘som’ correspondente a fim de reforçar as ligações entre aqueles dois elements (terceira folha de exercício)
5) Atividade de discriminação auditiva: 09:20 – 09:55
– ouvindo palavras e determinando se cada palavra contém o ‘som’ [z], representado pela ‘letra’ <x>
6) Adição da ficha de leitura ao ‘pacote de leitura’ (ver abaixo): 09:55 – 10:30
– Introdução da ficha e da palavra-pista correspondente a <x>, e desenho de uma figura correspondente àquela palavra-pista ( <exame> )
7) Adição da ficha de leitura ao ‘pacote ortografia ’ (ver abaixo): 10:30 – 13:02
– Adição da ortografia <x> à ficha contendo as ortografias já ensinadas como <s> ou <z>, respectivamente nas derivações de <quiseste> e <fizeste> e, respectivamente, na formação dos adjetivos pátrios (ês, esa) e substantivos abstratos (ez, eza)
A modalidade oral-cinestésica não foi usada nesta lição. As duas seguintes atividades poderiam ter sido conduzidas:
– pedir a José para por suas mãos na boca e garganta e pronunciar o ‘som’, a fim de dar-lhe a sensação da posição dos articuladores (boca, língua, dentes, lábios, maxilar inferior, pregas vocais) associados com este ‘som’
– pedir a José para pronunciar a vogal [e] e as consoantes não vozeadas, i.é, as consoantes que não incluem a vibração das membranas vocais ([p]*, [t]*, [k]*, [f], [s], e [ch]** (*não podem ser pronunciadas isoladamente; **transcrição convencional), a fim de torná-lo consciente da natureza vozeada da vogal [e].