Atividade 20 – Outline da sequência

ATIVIDADE 20

Por favor, encontrar abaixo os materials e folhas de exerícios que foram apresentados a José durante a aprendizagem multissensorial da correspondência ‘letra’-‘som’ ou grafema-fonema, no exemplo, em que # significa início de vocábulo e + significa limited a sílaba:  <#e+x> ↔ [ez] , como em <exemplo>, <exercício> bem como excertos da lição.

Sugerimos que você imprima a folha antes de assistir aos video-clips para ver quais atividades foram completadas durante a lição.

  • A primeira folha mostra uma série de imagens cujos nomes contêm os ‘sons’ alvo  ensinados a José: nesta folha , José foi solicitado a identificar cada figura e a encontrar  o ‘som’ que era comum a todas as palavras apresentadas, i.é, [ez].
  • A segunda  folha mostra os nomes correspondentes  às imagens da primeira  folha  – neste folha José  foi solicitado  a circular a ‘letra’ correspondente  ao ‘som’ alvo.  
  • A terceira folha é o exercício de rastreamento  que mostra uma mistura das ‘letras’ alvo com outras ‘letras’ – neste folha, José  foi solicitado  a rastrear  a ‘letra’ alvo.

Com o parceiro de curso, faça um plano contendo a lista de ‘passos’, i.é., modalidades e/ou atividades, o começo e o final de cada ‘passo’, e uma breve descrição da atividade ou atividades envolvidas em cada ‘passo’. Trate de descobrir qual modalidade não foi usada e imagine (pelo menos) duas atividades que poderiam ter sido desenvolvidas com esta modalidade, baseado na descrição acima.

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Outline da sequência

1) Modalidade auditiva: 00 min:00 seg. – 02 min:28 seg.

– descoberta visual com cinco imagens cujos nomes contenham o ‘som’ [z] (ortografado <-x>) (primeira folha de exercício)

– ‘descoberta direta’ do ‘som’ [z] (Note: José poderia não identificar cada palavra facilmente de tal modo que ele foi ajudado a encontrar os nomes de algumas imagens; contudo, o ‘som’ alvo nunca lhe foi mencionado isolado.)

– análise auditiva da posição do ‘som’ dentro de cada palavra, para reforçar a análise fonológica.

2) Modalidade visual: 02:28 – 03:30

– identificação da ‘letra’ ou grafema <-x> correspondente  ao ‘som’[z] em cada palavra (segunda  folha de exercício)

– recapitulação da som da ‘letra’ e de sua forma visual a fim de reforçar as ligações multissensoriais entre esses dois elementos

– análise visual da posição da ‘letra’ dentro de cada palavra, para reforçar a análise visual e fonológica

3) Modalidade manual-cinestésica: 03:30 – 08:38

– seguindo um modelo da ‘letra grande’ na lousa, escrita com o dedo

– escrita da ‘letra no ar’

– escrita da ‘letra no ar’ com olhos fechados (com a outra mão descansando no cotovelo da mão que traça)

– escrita da ‘letra’ na base de um modelo, seguindo as linhas do papel pautado

– escrita da ‘letra’ no papel de exercício, com os olhos fechados

4) Atividade de rastreamento: 08:38 – 09:20

– identificação da forma visual da ‘letra’ em sequências impressas (José tem que ‘pegar’ cada ‘letra’) e pronunciar o ‘som’ correspondente  a fim de reforçar as ligações entre aqueles dois elements (terceira folha de exercício)

5) Atividade de discriminação auditiva: 09:20 – 09:55

– ouvindo palavras e determinando se cada palavra contém o ‘som’ [z], representado pela ‘letra’ <x>

6) Adição da ficha de leitura ao ‘pacote de leitura’ (ver abaixo): 09:55 – 10:30

– Introdução da ficha e da palavra-pista correspondente a <x>, e desenho de uma figura   correspondente àquela palavra-pista ( <exame> )

7) Adição da ficha de leitura ao ‘pacote ortografia ’ (ver abaixo): 10:30 – 13:02

– Adição da ortografia <x> à ficha contendo as ortografias já ensinadas como <s> ou <z>, respectivamente nas derivações de <quiseste> e <fizeste> e, respectivamente, na formação dos adjetivos pátrios (ês, esa) e substantivos abstratos (ez, eza

A modalidade oral-cinestésica não foi usada nesta lição. As duas seguintes atividades     poderiam ter sido conduzidas:

– pedir a José para por suas mãos na boca e garganta e pronunciar o ‘som’, a fim de dar-lhe  a sensação da posição dos articuladores  (boca, língua, dentes, lábios, maxilar inferior, pregas vocais) associados com este ‘som’ 

– pedir a José para pronunciar a vogal [e] e as consoantes não vozeadas, i.é, as consoantes que não incluem a vibração das membranas vocais ([p]*, [t]*, [k]*, [f], [s], e [ch]** (*não podem ser pronunciadas isoladamente; **transcrição convencional), a fim de torná-lo consciente da natureza vozeada da vogal [e].