7. Por que rotular uma criança disléxica?
Rotular é um problema delicado e difícil, que deve ser trabalhado com habilidade. Há prós e contras.
Atente-se que alguns pais são muito resistentes a ter sua criança “rotulada” e o estigma que a dislexia traz não deve ser menosprezado, especialmente em países onde ela ainda é categorizada como “deficiência”.
Há consequências emocionais em ser rotulado “disléxico” que podem ter efeitos negativos duradouros.
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ATIVIDADE 13
Primeiro discuta com seu parceiro de curso e, em seguida, crie uma lista de “vantagens” e “desvantagens” de rotular.
Depois veja estes depoimentos para verificar se você mencionou todos os pontos, ou se você pode adicionar algum.
Sequência 1
Sequência 2
Sequência 3
Sequência 4
Sequência 5
Sequência 6
Sequência 7
Sequência 8
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O depoimento e os clipes mostram o quanto é importante ser objetivo e não ser muito dramático frente a criança e os pais.
Quando estiver conversando com os pais cujo filho foi diagnosticado com dislexia, é uma boa idéia começar a entrevista falando dos aspectos positivos da dislexia – criatividade, espírito inventivo e imaginação.
Deixe claro para os pais que você é seu aliado; que muito pode ser feito por tormarem uma atitude positiva e se colaborarem com os responsáveis pela escola e com todos os envolvidos no acompanhamento da vida escolar da criança.
Os pais devem saber que onde a dislexia é oficialmente reconhecida como uma “inabilidade”, seu filho pode ter o direito a uma ajuda extra, tempo extra em exames e um computador.
É aconselhável deixá-los descobrir por eles mesmos quais benefícios as autoridades educacionais locais disponibilizam para as crianças disléxicas. Nos países em que existem benefícios (o que não é ocaso do Brasil), muitos pais resistem à idéia de que sua criança seja diagnosticada como sendo portadora de uma “disabilidade”, por temer ser acusados de que forçaram tal situação para ganhar benefícios.
Atente-se ao fato de que rotular a criança como disléxica pode induzir os pais a diminuir as expectativas com relação ela – a pensar que não serão capazes de lidar com a difuldade de seu filho e que devem ser super indulgentes e não exigir muito dele.
No entanto, frequentemente, os pais ficam aliviados ao finalmente serem capazes de dar um nome para “algo que estava errado” sem saber o que era.
Ao conversar com crianças que foram diagnosticadas oficialmente como portadoras de dislexia, é uma boa idéia assegurá-las imediatamente que você, como professor, estará do lado delas. Juntos vocês enfrentarão qualquer dificuldade em leitura, escrita e soletração.
Algumas crianças ficarão bem chateadas. Sentem-se excluídas como se não mais pertencessem ao grupo. Contrariamente, algumas outras e/ou seus pais ficarão confortados e aliviados pela rotulação.
Para aquelas crianças sofrendo de perda de auto-estima por causa de dificuldades contínuas na escola e a reação negativa dos colegas e até dos professores, o diagnóstico pode bem ser reconfortante: finalmente podem parar de ser considerados pessoas com baixo desempenho intelectual ou com baixa motivação..
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©Dr. Vincent Goetry e Dyslexia International (Versão Original)
©Dra. Ângela Maria Vieira Pinheiro (Coordenação da tradução e adaptação da VB)