Aprendizagem Online
Conhecimentos básicos para professores
Dislexia: como identificar e o que fazer
Bem-vindo!
Dislexia – dificuldade com o mundo da escrita – afeta até 10% da população, desconsiderando cultura, classe social ou gênero. As crianças da sua classe com dislexia podem aparentar ser lentas e apáticas quando, na verdade, não são. O que acontece é que as suas habilidades são mascaradas por suas dificuldades com linguagem escrita e, algumas vezes, oral.
Sintomas da dislexia – dificuldades com leitura, soletração e escrita – acontecem em aproximadamente 85% das dificuldades de aprendizagem (Cramer & Ellis). É amplamente reconhecido que, enquanto algumas crianças mostram alguns indícios de dislexia em graus variados, até cinco por cento vão apresentar um conjunto de problemas severos com linguagem escrita, o que discutiremos na seção 2.
Este curso é relevante para todos os professores, precisamente, porque todos os professores podem encontrar alunos com dislexia com um grau maior ou menor em suas salas de aula. Foi criado para treinar todos os professores a se tornarem conscientes sobre o fato de que os alunos apresentam diferenças em sua habilidade de aprendizagem e a responderem de forma apropriada a essas diferenças em um contexto de aula inclusivo. Deverá ser preferencialmente usado na fase de formação de professores, ou seja, antes de estarem efetivamente diante de uma classe. Para avaliação formal visando certificação, ministérios nacionais de educação são convidados a avaliar este curso e administrar certificados adequados como parte de seus programas de treinamento para professores.
O curso pode ser adaptado para uso em qualquer contexto linguístico e cultural local. Primeiramente é dada uma explicação sobre o que é a dislexia e suas consequências nos vários aspectos da vida, ajundando professores a identificar a dislexia e saber como adaptar suas aulas às necessidades dos alunos disléxicos. Em seguida, apresentam-se os princípios e métodos do ensino multisensorial, necessários para que estudantes com dislexia se tornem letrados e desenvolvam seus talentos.
Como vários dos professores, que participaram do curso piloto perceberam, as sugestões, ferramentas e técnicas apresentadas nesse treinamento são adaptadas não apenas às necessidades de aprendizagem de crianças com dislexia, mas são também benéficas para todas as crianças em qualquer sala de aula.
RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
Com este curso, pretendemos que você seja capaz de:
- compreender o que é a dislexia
- saber como identificá-la
- saber como ensinar leitura, soletração e escrita para crianças com ou sem dislexia
- saber como ajudar crianças a lidar com suas dificuldades específicas em concentração, memória e organização
- ajudar seus alunos a lidar com sua dificuldade
Você também entenderá que:
- todas as crianças aprendem de forma diferente
- a dislexia tem um impacto duradouro e negativo na criança
- a identificação e a intervenção rápidas são importantes
- os portadores de dislexia têm qualidades que deveriam ser exploradas, reconhecidas e valorizadas por todos
De um modo geral, esperamos que este curso lhe ofereça tanta ajuda quanto à oferecida ao Coordenador de Serviços de Suporte em uma escola elementar o qual nos deu o seguinte feedback:
“Eu fiquei muito impressionado com a forma como vocês abordaram um assunto tão complexo e o tornaram tão acessível. É evidente que vocês investiram muito tempo, pensamento, pesquisa e esforço em criar esta ferramenta de treinamento. Eu a achei informativa, envolvente e provocativa. Eu sei que tendo lido e absorvido o curso, o conhecimento que ganhei será de grande ajuda no ensino com todas as crianças e também com as crianças disléxicas. O curso também ampliou e aprofundou o meu conhecimento da condição.
Eu particularmente gostei da abrangência do curso: desde a neurologia, a definição, processos envolvidos na leitura e na escrita, a ajuda prática para questões mais amplas como os efeitos sociais e emocionais desse diagnóstico (ou falta de um) nos pais e também nas crianças.
Eu sei que essa ferramenta vai também ser útil como uma referência, pois voltarei a elementos do curso para refrescar a memória em ocasiões futuras.”
COMO CONSEGUIR ESTE CURSO
É aconselhável o trabalho em duplas, ao menos para as perguntas e atividades. O feedback do estudo piloto sugere que os participantes que trabalharam em duplas tiveram mais ganhos do que os que fizeram o curso sozinhos, como eles mesmos disseram:
“Nós gostamos de completar as atividades juntos e achamos que as perguntas ‘abertas’ foram especialmente efetivas, porque levaram a várias discussões e como resultado a uma compreensão mais profunda”.
“Trabalhar em duplas tornou possível praticar as várias estratégias de avaliação que eram apresentadas e vão com certeza nos ajudar a lembrar quando estivermos na sala de aula”.
Por favor, tenha em mente que você pode clicar de qualquer parte do curso em “Glossário” na direita da tela para ter acesso à definição de palavras chave complexas.
Duração: aproximadamente 20 horas, dependendo do tempo extra dedicado a leituras adicionais no “segundo nível” opcional.
Comentários sobre o curso são bem vindos e ficaríamos gratos se você completasse e nos enviasse o pequeno formulário de avaliação no final da Seção 3.
<word> significa uma palavra ou unidade como é escrita
[wurd] significa uma palavra ou unidade como é falada
[^] significa que a vogal é pronunciada de forma fechada como em cedo, medo, …. e [´] , que a vogal é pronunciada de forma aberta feto, copo ….
►►►► material adicional opcional
Tecnicalidades
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Por favor, certifique-se que as caixas de som estão ligadas.
Uma impressora será útil, mas não é obrigatório que a tenha.
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aJava Script está disponível.
aFlash Player está instalado.
Versão R1.1: outubro de 2010.
Para mais sobre a Genesis, o estudo piloto e histórico de avaliação do curso, clique aqui.