ATIVIDADE 18
Suponha que você esteja diante de alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental. Com seu colega de curso, pense em jogos para desenvolver a consciência fonológica, baseado nas avaliações da Seção 2: geração, detecção, síntese, segmentação, supressão, substituição e fusão de fonemas.
Use uma boneca, um ursinho ou outro brinquedo.
Compare suas ideias com nossas sugestões.
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Você poderia, por exemplo, mostrar-lhes a boneca, o ursinho ou outro animal, dizendo que eles vêm de um lugar distante ou de um outro planeta e que não falam português. A seguir, a classe inteira é convidada a ajudar a ensinar os sons e palavras do português.
Geração
Primeiro, dê à boneca um nome imaginário. Escolha uma pseudopalavra, baseado na unidade fonológica que você queira trabalhar, por exemplo, a rima [ão]. O nome, portanto, pode ser <Lamão>. Agora diga que, como Lamão veio de muito longe e não pode entender português, a classe vai dar uma lista de palavras que terminem do mesmo jeito que seu nome para mostrar a Lamão que são amigos (observe que os colchetes [ ] são usados para conter os símbolos fonéticos que representam os sons, mas para o leitor não familiarizado com eles, estamos usando, muitas vezes, as letras convencionais, equivalentes àqueles símbolos):
- [anão], [pavão], [mão], [limão ], [coração], [estão], …
Para a tarefa mais fácil e para contornar a dificuldidade de ter que encontrar palavras em português, você pode também pedir à classe que invente palavras sem significado (pseudo-palavras) para dar à boneca.
Detecção
Agora, você explica que a boneca está mais à vontade e ainda quer aprender nossa língua, mas, pelo fato de os sons de nossa língua serem, no entanto, diferentes da dela, será necessário ouvir mais sons para ajudar a identificar os sons do português e finalmente aprendê-los. Então, cada um de vocês vai dar três ‘palavras’ das quais uma delas, real ou inventada, é completamente diferente das outras duas:
- [pata], [mata], [duco]
- [manga], [pinto], [canga]
- [bri], [grama], [trama]
Síntese
Desta vez você deve dizer que a boneca está começando a entender algumas palavras, mas ela ainda acha difícil pronunciar a palavra inteira e, por isso, ela pronuncia os sons separadamente. Então, você apresenta as sílabas ou ‘sons’ separadamente, exatamente como você fez na Seção 2, quando você avaliou a consciência fonológica, e peça aos alunos para dizerem qual a palavra inteira que a boneca está tentando dizer.
Por exemplo, se você está trabalhando com sílabas, Lamão pode ter dito:
- [pis] e [ta] ( [pista] )
- [mes] e [tres] ( [mestres] )
- [ca] e [tar] ( [catar] )
Se você estiver trabalhando com ‘sons’ ou fonemas, Lamão pode ter dito:
- [m], [a], e [l] ( [mal] )
- [m], [i], [n] e [a] ( [mina] )
- [f], [l], [o] e [r] ( [flor] )
O melhor seria você ter gravado, previamente, alguém que fingisse ser a boneca. Você, então, fingiria que não pode ouvir muito bem as palavras sozinho, sendo necessário que a classe o ajude.
Você pode também pronunciar ou gravar sequências de ambas palavras e pseudo-palavras, dizendo que a boneca começou a aprender os sons, mas algumas vezes confunde palavras reais com palavras que não existem. Agora as crianças terão que concatenar ou sintetizar as sequências de sons e dizer à boneca se é uma palavra real no português ou se não é. Por exemplo, Lamão pode ter dito:
- [o], [f], [a] ( [ofa] )
- [f], [o], [r], [a] ( [fora] )
- [f], [l], [o], [r], [a] ( [flora] )
Segmentação
Desta vez, diga que nossa língua, assim como a língua da boneca, tem algumas palavras que são muito difíceis de dizer. Por isso, você vai dizê-las e as crianças têm que repeti-las, pedacinho a pedacinho, de modo que a boneca possa ouvi-las e aprendê-las. Por exemplo, se você está trabalhando com sílabas, você talvez queira ensinar a Lamão as palavras:
- [prato] [pra] [to]
- [planalto] [pla] [nal] [to]
- [navegação] [na] [ve] [ga] [ção]
Trabalhando com fonemas, você talvez queira ensinar os nomes de alguns animais, por exemplo:
- [ema] [e] [m] [a]
- [ave] [a] [v] [e]
- [onça] [on] [ç] [a]
Supressão
Agora, Lamão está fazendo um bom progresso, mas esquece o começo ou o final das palavras. Dê alguns exemplos, de preferência previamente gravados, e convide os alunos a darem palavras similares que se poderiam esperar que Lamão produzisse:
para sílabas
- [infeliz] diga [feliz]
- [camponês] diga [campo]
- [pimenta] diga [menta]
para ‘sons’
- [milha] diga [ilha]
- [plano] diga [pano]
- [bata] diga [ata]
Substituição
Diga que Lamão algumas vezes mistura as palavras e que a classe vai ajudá-lo a encontrar a palavra que ele deveria ter dito.
Por exemplo:
- ‘Lamão pretendia dizer [mato], mas substituiu [m] por [n], portanto, o que Lamão na verdade disse?’ ( [nato ).
Novamente, você pode misturar palavras e pseudo-palavras:
- ‘Lamão disse [zala], mas deveria ter dito [s] em vez de [z]. Qual palavra Lamão pretendia dizer?’ ( [sala] ).
Fusão
Agora explique que Lamão está encontrando muita difículdade para dizer duas palavras inteiras e só consegue dizer o primeiro som de cada palavra. A classe pode juntar os dois primeiros sons das duas palavras e dizer para o Lamão como fica?
- [navio] [azul] → [na]
- [sabão] [igual] → [si]
- [livro] [exato] → [le]
Alternativamente, você pode realizar todas essas atividades usando apenas pseudo-palavras.
Como você pode ver, as possibilidades são infinitas.