TESTE A SUA APRENDIZAGEM


Agora, por favor, complete as questões a seguir e descubra quão bem você se saiu na Unidade 3.


1. Com relação às habilidade/capacidades que devem ser ensinadas/aprendidas ao alfabetizando, coloque o número 1 à frente daquelas que se referem à assimetrização e o número 2 à frente daquelas que se referem à segmentação do contínuo da fala.

 consciência fonológica e fonêmica.
 reconhecimento dos traços invariantes (essenciais) que diferenciam as letras uma da outra.
 noção de grafema.
 treino dos neurônios da visão (na região occíptotemporal ventral esquerda) a se reciclarem para não simetrizar (espelhar) a informação alfabética.
 noção de sílaba e de encontros vocálicos.
 desmembramento da sílaba.
 delimitação das palavras.
 reconhecimento dos traços da direção das letras.
 atribuição tonicidade às palavras.
 percepção os contrastes entre as consoantes e as vogais que compõem a sílaba.


2. O desenvolvimento de representações fonológicas e ortográficas completas e organizadas das palavras é:

 independente da capacidade de desmembrar a sílaba para associar um fonema a um grafema.
 o resultado do domínio do processo de decodificação fonológica.
 necessário para construir o sistema para acesso direto.


3. São fontes de variabilidade na fala:

 tipo de voz, sotaque ou a velocidade do falante.
 o contexto em que as palavras e os fonemas são pronunciados.
 o fenômeno de coarticulação.
 fonte, caixa (maiúscula ou minúscula) e tamanho das letras nas palavras.
 alofonia.


4. As crianças com dislexia têm grandes dificuldades em desenvolver representações abstratas e precisas dos fonemas de seus idiomas devido a:

 déficit fonológico central que se expressa na dificuldade em analisar as palavras faladas nos fonemas que a constituem, uma vez que o programa motor do cérebro envia os comandos aos músculos do aparelho fonador por unidades silábicas.
 hipersensibilidade para a variabilidade da fala, coarticulação e variação alofônica.
 incapacidade de ignorar essas variações para criar uma representação abstrata e precisa do fonema.


5. Pessoa não alfabetizada (criança ou adulto):

 tem um conhecimento para o uso, não consciente, dos fonemas de sua língua.
 distingue com propriedade, quer quando escuta, quer quando fala, a diferença entre as palavras que se diferenciam apenas por um fonema.
 consegue apagar a consoante inicial de uma sílaba.
 a dificuldade em segmentar a sílaba pode ser vencida com o desenvolvimento da consciência fonêmica.


6. Assinale com um x as dificuldades encontradas nas crianças com DEL:

 Dificuldade em seguir ordens.
 Lentidão para aprender uma segunda língua.
 Dificuldade em acessar as palavras e recordar nomes.
 Deficiência intelectual ou auditiva.
 Dificuldade com trava-línguas ou na produção de palavras grandes.




7. Todas as afirmativas são verdadeiras quanto a relação do Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) e a Dislexia, exceto:










8. Pode-se dizer que:










9. Não se pode dizer que:










10. São sintomas da Síndrome de Irlen, exceto: